Buscar

Pessoas online

terça-feira, 30 de março de 2010

Benefícios da reciclagem (Metal)

Nossa! Tempinho sem postar por conta da faculdade. Provas e mais provas. Mas é isso mesmo, ainda tem mais prova rss :D

Bem, hoje vamos falar do metal e os benefícios da sua reciclagem.
Já vou começar falando que o metal é um uma matéria prima que requer exploração, processos tecnológicos sofisticados, investimento alto em economia, energia e na parte ambiental.
Se houver a reciclagem de 1t de aço economiza-se mais de mil kg de minérios de ferro, mais de 150Kg de carvão e 18Kg de cal.
Na reciclagem de 1t de alumínio a economia de energia, consumo de água e redução de poluição são valores altos. 95%, 76% e 85% respectivamente.
As latinhas recicladas no Brasil chegam a 64%, um valor que ultrapassa a Alemanha e a Inglaterra, por exemplo.
"1 tonelada de latinhas de alumínio, se forem recicladas, economizam 200 m³ de aterros sanitários."






Fontes Portal São Francisco
Por Camilla


Considerações finais sobre reciclagem:

Após analisarmos todos oa materiais/matérias primas que quando recicladas trazem tantos benéfios, espero que cada um de vocês se conscientizem mais do papel de vocês na sociedade e da importância que estamos tendo em cada mudança no nosso dia-a-dia. Se seu condomínio, rua... não tem um transporte de coleta seletiva ligue para a prefeitura da sua cidade; ou se for o caso faça a coleta em casa e depois revenda para fábricas vizinhas que tenham interesse nos materiais, reutilize materiais dentro de sua própria casa com a sua imaginação, etc. Hoje a coleta seletiva, a reciclagem, reutilização de materias são um grande passo para um desenvolvimento mais sustentável.

terça-feira, 23 de março de 2010

Benefícios da reciclagem (Plástico)

Retomando as postagens sobre reciclagem, hoje vou falar sobre os benefícios do plástico.

São derivados do petróleo, que é um recurso natural não renovável com previsão de esgotamento dentro de 40 anos, aproximadamente. Sua reciclagem economiza até 90% de energia e gera mão-de-obra pela implantação de pequenas e médias indústrias.





Ps: 100 toneladas de plástico reciclado evita a extração de 1 tonelada de petróleo !


Empresa galesa faz casa com 18 t de plástico reciclado (clique aqui)



Fontes: Portal São Francisco e  Último Segundo
Por Camilla

Planeta água.

Ontem, como a maioria de você sabem, foi o dia internacional da água. Infelizmente não tive como postar, mais tarde, algo sobre um dia super importante para todo o mundo.
Bem, mas como surgiu esse dia? 
"O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural."
Essa preocupação em criar um dia internacional para a água foi devido a pouca quantidade de água para consumo (a água potável), e como sabemos vários rios, lagos... estão sendo poluidos cada vez mais. E foi no dia 22 de março de 1992 em que a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Este apresentando uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Assim, então, esperamos que a simbologia de se criar um dia internacional para um bem natural tão valioso seja levado em consideração, e que as pessoas não apenas falem neste dia e esqueçam nos dias seguintes, mas que a consciência de uso da mesma seja colocado em prática todos os dias.


WWF e os recursos hídricos (clique aqui) 

Fonte: Sua Pesquisa
Por Camilla e Paulo

segunda-feira, 22 de março de 2010

Os benefícios da reciclagem (vidro)

Hoje vondo postar com mais calma, final de semana foi extremamente corrido.
Como eu tinha dito mostrarei os benefícios da reciclagem de outros materiais. E hoje é a vez do vidro.

Para quem não sabe o vidro é 100% reciclado, isto é... para 1kg de vidro reciclado se produz 1kg de "vidro novo".  Sua propriedades se mantêm mesmo após sucessivos processos de reciclagem, diferentemente do papel que vai perdendo a qualidade após algumas reciclagens. Como o vidro não é degradado facilmente ele jamais deve ser despejado no solo.



"Para a produção de um material feito de vidro são necessários diversos recursos naturais: areia, barrilha, calcário, carbonato de sódio, cal, dolomita e feldspato, sendo este último um fundente muito raro"
É necessário muita energia e equipamentos especializados pois a temperatura de fundição do vidro é em média de 1.500ºC, sendo que a  reciclagem do vidro requer muito menos temperatura para ser fundido, economizando aproximadamente 70% de energia e permite maior durabilidade dos fornos.

OBS: 1 tonelada de vidro reciclado evita a extração de 1,3 tonelada de areia, economiza 22% no consumo de barrilha (material importado) e 50% no consumo de água!!!


Fonte: Portal São Francisco
Camilla e Paulo

domingo, 21 de março de 2010

Os benefícios da reciclagem (papel)

Sabe-se que a reciclagem traz inúmeros benefícios, tanto para o meio ambiente quanto para o próprio ser humano. Por isso que aqui vão algumas informações sobre o processo de reciclagem do papel :D








-> A cada 28 toneladas de papel reciclado evita-se o corte de 1 hectare de floresta (1 tonelada evita-se o corte de 30 ou mais árvores).
-> 1 tonelada de papel novo precisa de 50 a 60 eucaliptos, 100 mil litros de água e 5 mil KW/h de energia
-> 1 tonelada de papel reciclado precisa de 1.200 Kg de papel velho, 2 mil litros de água e 1.000 a 2.500 KW/h de energia.
-> Com a produção de papel reciclado evita-se a utilização de processos químicos evitando-se a poluição ambiental: reduz em 74% os poluentes liberados no ar e em 35% os despejados na água.
-> A reciclagem de uma tonelada de jornais evita a emissão de 2,5 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera
-> O papel jornal produzido a partir das aparas requer 25% a 60% menos energia elétrica que a necessária para obter papel da polpa da madeira. O papel feito com material reciclado reduz em 74% os poluentes liberados no ar e em 35% os despejados na água, além de reduzir a necessidade de derrubar árvores.




Em outras postagem eu mostrarei benefícios de outras reciclagens específicas


 Fonte: Portal São Francisco
Por Camilla

sábado, 20 de março de 2010

SOBRE DESRESPEITO


- diga não ao desrespeito aos vegetarianos.


Deveríamos ser capazes de recusar-nos a viver se o preço da vida é a tortura de seres sensíveis.

(Mahatma Gandhi)






Sinto que o progresso espiritual requer, em uma determinada etapa, que paremos de matar nossos companheiros, os animais, para a satisfação de nossos desejos corpóreos.

(Mahatma Gandhi)




Feliz seria a terra se todos os seres estivessem unidos pelos laços da benevolência e só se alimentassem de alimentos puros, sem derrame de sangue. Os dourados grãos que nascem para todos dariam para alimentar e dar fartura ao mundo.

(Buda)




O que não concebo é degolar um cabrito, asfixiar uma pomba, cortar a nuca de uma galinha ou dar punhaladas em um porco para que eu coma seus restos. Não é por uma questão de química biológica o motivo de eu me ter passado para as fileiras do ovo-lacto-vegetarianismo, mas pelo imperativo moral de que minha vida não seja mantida às custas da vida de outros seres.

(Dr. Eduardo Alfonso, médico naturista espanhol)




A não-violência leva-nos aos mais altos conceitos de ética, o objetivo de toda evolução. Até pararmos de prejudicar todos os outros seres do planeta, nós continuaremos selvagens.

(Thomas Edison)




Haverá um tempo em que os seres humanos se contentarão com uma alimentação vegetariana e julgarão a matança de um animal inocente da mesma forma como hoje se julga o assassino de um homem.
(Leonardo da Vinci)







Se os matadouros tivessem paredes de vidro, todos seriam vegetarianos. Nós nos sentimos melhores com nós mesmos e melhores com os animais, sabendo que não estamos contribuindo para o sofrimento deles.
(Paul e Linda McCartney)







#pensebem

 
Por Camilla e Paulo.

(não é para mostrar que alguém é melhor ou pior aqui não, só para ilustrar uma falta de respeito (na minha visão) com uma piada sem graça e de baixo nível que foi feita para nós no dia mundial sem carne.  obs: comentários bloqueados por aqui não se tratar de uma sala de bate-papo com linguajar qualquer e por não ser um blog "pessoal", mas sim com visão profissional.)

DIA MUNDIAL SEM CARNE


Pois é, hoje é o dia mundial sem carne. Criado em 1985, é a maior campanha em prol do vegetarianismo. O objetivo da campanha é conscientizar as pessoas da crueldade e violência contra os animais e dos benefícios de uma dieta vegetariana.
Precisamos ter em mente de que cada um tem o direito de lutar por aquilo que acredita, ainda mais se essa causa realmente é justa, ok ? Então eu aconselho as pessoas a pararem de criticar vegetarianos e vegans por tentarem salvar o meio ambiente, os animais e a saúde.
Para quem não sabe muito sobre vegetarianosmo assistam "A carne é fraca", um documentário produzido pelo instituto Nina Rosa. Muito interessante.
Por hoje é isso!


Beijos e sejam conscientes x)











Por Camilla e Paulo.

terça-feira, 16 de março de 2010

MOÇÃO DE REPÚDIO AO PARECER TÉCNICO EMITIDO PELA FUNAI

Somos os povos das florestas, dos rios, das chuvas, dos povoados, das aldeias, das cidades,
dos quilombos, dos assentamentos. Somos muitas vozes fazendo o mesmo chamado: é preciso
deter a máquina que empurra o planeta e a humanidade para o abismo. Dar fim ao sistema que
transforma a natureza em mercadoria e sobrevive às custas da exploração e humilhação de
bilhões de seres humanos. Dizemos que é tempo de libertar o trabalho e a imaginação para
reinventar a Terra, e fazer dela a casa comum onde todos vivam com justiça e liberdade.


Condenamos os projetos de grandes usinas hidrelétricas como alternativas de “energia limpa”,
como é o caso do projeto de construção da UHE de Belo Monte sobre o Rio Xingu. O
discurso utilizado para legitimar projetos de construção de barragens considera apenas o gás
metano emitido na superfície do lago, sem sequer mencionar as emissões das turbinas e
vertedouros. Esta é uma distorção ainda mais grave no caso de Belo Monte, uma vez que, do
modo como está planejado o projeto, haverá um grande volume de água passando pelas
turbinas, o que leva a uma maior emissão de gases.


A energia que será gerada em Belo Monte atenderá, sobretudo, à demanda de grandes
empresas eletro-intensivas, que historicamente sempre contribuíram para a destruição da
Amazônia, em nome do saqueio e da exportação de nossos recursos naturais. A construção de
Belo Monte atingirá 18 aldeias indígenas, representando desta forma uma ameaça ao modo de
vida dos povos originários e das populações tradicionais da Amazônia, verdadeiros
interessados na preservação da floresta, e de suas culturas ancestrais.


Não entendemos como a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), órgão do Governo Federal
constituído para reforçar a cidadania indígena, pode aprovar o projeto da Hidrelétrica de Belo
Monte. Enquanto isto, dezenas de líderes Kayapós estarão realizando uma assembléia nas
cabeceiras do Rio Xingu, no final deste mês de outubro, rejeitando completamente o projeto.
Pautado nestes elementos, o Comitê Metropolitano do Movimento Xingu Vivo para Sempre, a
Rede FAOR, e o FSPA, vem a público denunciar e repudiar o parecer técnico emitido pela
FUNAI que, em relação à avaliação do componente indígena dos estudos de impacto
ambiental da UHE Belo Monte, considera o empreendimento viável. Uma análise apurada
deste parecer mostra facilmente sua fragilidade e inconsistência, deixando clara a única
intenção do Governo Federal, do Presidente Luís Inácio “Lula” da Silva, de cumprir as
exigências legais e empurrar “goela abaixo” a hidrelétrica de Belo Monte.
Por isso gritamos.


“BELO MONSTRO” NÃO
VIVA A RESISTÊNCIA DOS POVOS DA FLORESTA

VIVA A ALIANÇA ENTRE O CAMPO E A CIDADE
VIVA O RIO XINGU, VIVO PARA SEMPRE


Belém, 25 de outubro de 2009


Comitê Metropolitano do Movimento Xingu Vivo para Sempre: FUNDO DEMA, FASE,
IAMAS, IAGUA, APACC, CPT, SDDH, MST, SINTSEP, DCE/UFPA, MLC, GMB/FMAP,
UNIPOP, ABONG, CIMI, MANA-MANI, COMITÊ DOROTHY, FUNDAÇÃO TOCAIA,
CIA. PAPO SHOW, PSOL, MHF/NRP, COLETIVO JOVEM/REJUMA


Fórum da Amazônia Oriental (FAOR)
Fórum Social Pan-Amazônico (FSPA)
 
 
 
Achei muito interessante este documento que está arquivado no site do greenpeace, realmente me comoveu.
Tive que socializar isso com vocês. Espero que Gostem. Camilla.
 
 
Sigam-nos no twitter, na comunidade e nos mande e-mails.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Tecnologias e o meio ambiente

As primeiras tecnologias foram baseadas buscando-se sobrevivência, como as primeiras armas para caça e a descoberta do fogo, tanto para o cozimento de alimento como para se proteger do frio. Com o passar do tempo, as tecnologias começaram a aumentar. A revolução Industrial foi um grande marco para uma nova era na humanidade.




“A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX.” (WIKIPÉDIA, 2010)



Desde o início da Revolução Industrial a concentração de CO2, por exemplo, aumentou de 280 partes por milhão (ppm) para 365ppm*. A partir dos meios de transporte, com a queima de combustíveis fósseis , a natureza ficou muito mais a deriva com as poluições , principal causa do aquecimento global. Com o passar do tempo a extração de matéria-prima para mais indústrias, estas muitas vezes de alto porte, aumentou os impactos ambientais, assim como o aumento de população e consequentemente mais e mais danos ao planeta. Chegamos assim no século XX, quando surgem os primeiro acordos multilaterais voltados para o meio ambiente, estes vão se desenvolvendo e novos acordos vão sendo criados, a partir daí as pessoas começam a investigar cada vez mais as consequências que a natureza estava sofrendo devido a ação antrópica e as suas tecnologias de cunho, principalmente, egoísta.



Dois exemplos mais vistos atualmente sobre a relação tecnologia X meio ambiente está na na reciclagem de materiais e na criação de residências ecologicamente corretas. A primeira consiste no processo de converter lixo descartado em produto semelhante ao inicial ou outro, os benefícios são: diminuição para a poluição, melhorar a limpeza da cidade e a qualidade de vida, prolongar a vida útil dos aterros sanitários, gerar empregos para a população não qualificada, contribuir para a valorização da limpeza pública, entre outros. Já a construção de residências ecologicamente corretas baseiam-se na integração de valores e conhecimentos ecológicos, adotando várias tecnologias sustentáveis, como uso de descargas que utilizam menos água, implantação de energia solar, construção a partir de materiais reutilizados ou ditos como menos danosos a natureza, como o uso de bambu (construçãoes conhecidas como biocontruções, utilizadas principalmente nas ecovilas), reutilização da água da chuva, dentre outros. As vantagens vai desde um planejamento viável, mesmo que este se apresente a longo prazo, até diminuição de resíduos na cidade e consequentemente no planeta.



Sendo assim, as tecnologias mesmo que tenham sido as percurssoras do aumento da poluição planetária, extinção de espécies na fauna e na flora, dentre outras, vêm sendo, atualmente, uma grande amiga do meio ambiente como um todo. Vale lembrar que a tecnologia não é uma figura solta no espaço, mas ela só existe graças ao poder do homem, o homem que dá vida para toda e qualquer tecnologia, então isso mostra a grande responsabilidade que todos têm que levar, planejando formas mais eficazes de melhorar o planeta. É necessário se atentar para questões que muitas vezes são debatidas mais não são solucionadas como o aquecimento global, queimada em reservas ecológicas, lixo urbano e etc. Mesmo que tecnologias específicas já existam para a ajuda nessas questões , como satélites de monitoramento ambiental, reciclagem, reutilização de materias, bioconstruções, vale lembrar que precisamos cada vez de mais para resolucionar os problemas já citados – e outros. A tecnologia hoje não mais deve ser inimiga do meio ambiente, mas deve, sim, ser encarada como fator relevante nas mudanças ambientais e adjacentes, como saúde e educação.









*BARBIERE, J. Carlos. Gestão Ambiental Empresarial, 2º edição - Editora Cengage Learning.






Bibliografia


- http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecovila


-http://www.ambientebrasil.com.br/


- BARBIERE, J. Carlos. Gestão Ambiental Empresarial, 2º edição - Editora Cengage Learning.

Por Camilla


------------------------------------------
Twitter? @tonsdeverdeneon
E-mail? tonsdeverdeneon@hotmail.com
Comunidade? Tons de verde neon
______________________________________________________


Obs: Essa é uma resenha que fiz para a faculdade na disciplina de Sociedade e Tecnologia. Estou bem sem tempo. E Paulo também. Nos perdoe na demora da postagem!