Buscar

Pessoas online

segunda-feira, 22 de março de 2010

Os benefícios da reciclagem (vidro)

Hoje vondo postar com mais calma, final de semana foi extremamente corrido.
Como eu tinha dito mostrarei os benefícios da reciclagem de outros materiais. E hoje é a vez do vidro.

Para quem não sabe o vidro é 100% reciclado, isto é... para 1kg de vidro reciclado se produz 1kg de "vidro novo".  Sua propriedades se mantêm mesmo após sucessivos processos de reciclagem, diferentemente do papel que vai perdendo a qualidade após algumas reciclagens. Como o vidro não é degradado facilmente ele jamais deve ser despejado no solo.



"Para a produção de um material feito de vidro são necessários diversos recursos naturais: areia, barrilha, calcário, carbonato de sódio, cal, dolomita e feldspato, sendo este último um fundente muito raro"
É necessário muita energia e equipamentos especializados pois a temperatura de fundição do vidro é em média de 1.500ºC, sendo que a  reciclagem do vidro requer muito menos temperatura para ser fundido, economizando aproximadamente 70% de energia e permite maior durabilidade dos fornos.

OBS: 1 tonelada de vidro reciclado evita a extração de 1,3 tonelada de areia, economiza 22% no consumo de barrilha (material importado) e 50% no consumo de água!!!


Fonte: Portal São Francisco
Camilla e Paulo