Buscar

Pessoas online

sexta-feira, 12 de março de 2010

Tecnologias e o meio ambiente

As primeiras tecnologias foram baseadas buscando-se sobrevivência, como as primeiras armas para caça e a descoberta do fogo, tanto para o cozimento de alimento como para se proteger do frio. Com o passar do tempo, as tecnologias começaram a aumentar. A revolução Industrial foi um grande marco para uma nova era na humanidade.




“A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX.” (WIKIPÉDIA, 2010)



Desde o início da Revolução Industrial a concentração de CO2, por exemplo, aumentou de 280 partes por milhão (ppm) para 365ppm*. A partir dos meios de transporte, com a queima de combustíveis fósseis , a natureza ficou muito mais a deriva com as poluições , principal causa do aquecimento global. Com o passar do tempo a extração de matéria-prima para mais indústrias, estas muitas vezes de alto porte, aumentou os impactos ambientais, assim como o aumento de população e consequentemente mais e mais danos ao planeta. Chegamos assim no século XX, quando surgem os primeiro acordos multilaterais voltados para o meio ambiente, estes vão se desenvolvendo e novos acordos vão sendo criados, a partir daí as pessoas começam a investigar cada vez mais as consequências que a natureza estava sofrendo devido a ação antrópica e as suas tecnologias de cunho, principalmente, egoísta.



Dois exemplos mais vistos atualmente sobre a relação tecnologia X meio ambiente está na na reciclagem de materiais e na criação de residências ecologicamente corretas. A primeira consiste no processo de converter lixo descartado em produto semelhante ao inicial ou outro, os benefícios são: diminuição para a poluição, melhorar a limpeza da cidade e a qualidade de vida, prolongar a vida útil dos aterros sanitários, gerar empregos para a população não qualificada, contribuir para a valorização da limpeza pública, entre outros. Já a construção de residências ecologicamente corretas baseiam-se na integração de valores e conhecimentos ecológicos, adotando várias tecnologias sustentáveis, como uso de descargas que utilizam menos água, implantação de energia solar, construção a partir de materiais reutilizados ou ditos como menos danosos a natureza, como o uso de bambu (construçãoes conhecidas como biocontruções, utilizadas principalmente nas ecovilas), reutilização da água da chuva, dentre outros. As vantagens vai desde um planejamento viável, mesmo que este se apresente a longo prazo, até diminuição de resíduos na cidade e consequentemente no planeta.



Sendo assim, as tecnologias mesmo que tenham sido as percurssoras do aumento da poluição planetária, extinção de espécies na fauna e na flora, dentre outras, vêm sendo, atualmente, uma grande amiga do meio ambiente como um todo. Vale lembrar que a tecnologia não é uma figura solta no espaço, mas ela só existe graças ao poder do homem, o homem que dá vida para toda e qualquer tecnologia, então isso mostra a grande responsabilidade que todos têm que levar, planejando formas mais eficazes de melhorar o planeta. É necessário se atentar para questões que muitas vezes são debatidas mais não são solucionadas como o aquecimento global, queimada em reservas ecológicas, lixo urbano e etc. Mesmo que tecnologias específicas já existam para a ajuda nessas questões , como satélites de monitoramento ambiental, reciclagem, reutilização de materias, bioconstruções, vale lembrar que precisamos cada vez de mais para resolucionar os problemas já citados – e outros. A tecnologia hoje não mais deve ser inimiga do meio ambiente, mas deve, sim, ser encarada como fator relevante nas mudanças ambientais e adjacentes, como saúde e educação.









*BARBIERE, J. Carlos. Gestão Ambiental Empresarial, 2º edição - Editora Cengage Learning.






Bibliografia


- http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecovila


-http://www.ambientebrasil.com.br/


- BARBIERE, J. Carlos. Gestão Ambiental Empresarial, 2º edição - Editora Cengage Learning.

Por Camilla


------------------------------------------
Twitter? @tonsdeverdeneon
E-mail? tonsdeverdeneon@hotmail.com
Comunidade? Tons de verde neon
______________________________________________________


Obs: Essa é uma resenha que fiz para a faculdade na disciplina de Sociedade e Tecnologia. Estou bem sem tempo. E Paulo também. Nos perdoe na demora da postagem!