Buscar

Pessoas online

domingo, 13 de dezembro de 2009

O RoundUp : Conheça o que está por trás de uma propaganda enganosa.




Esses dias meu pai comprou um herbicida chamado RoundUp. Eu já havia ouvido falar muito,mas até então não tinha me lembrado do que se tratava exatamente. Até que a ficha caiu. RondUp é um herbicida da Monsanto - empresa de transgênicos- que tem como ingrediente ativo o glifosato. Ok, até aí 'tudo certo'... Mas o que seria o glifosato?
O glifosato (N-(fosfonometil) glicina, C3H8NO5P) é um herbicida sistêmico não seletivo (mata qualquer tipo de planta) desenvolvido para matar ervas, principalmente perenes. Muitas plantas culturais geneticamente modificadas são simplesmente modificações genéticas para resistir ao glifosato. A Monsanto vende sementes dessas plantas com o marca RR (Roundup Ready).O herbicida é absorvido pelas folhas das plantas, não por suas raízes.Na Argentina, o uso massivo do glifosato provocou a aparição de resistância, levando a um aumento progressivo das doses usadas, e assim a uma desvitalização e perda de fertilidade do solo. O herbicida elimina também as bactérias indispensáveis à regeneração do solo. Bem, isso deve explicar o meu desespero ao ver nas mãos de alguém da minha família algo que eu sou totalmente contra. Enfim, vamos aprofundar o nosso olhar ao RoundUp e não ao meu desespero.
Conforme Kaczewer, o NCAP (Northwest Coalition for Alternatives to Pesticides) identificou efeitos prejudiciais do glifosato à saúde em todas as categorias padronizadas para o estudo toxicológico (subcrônicos, crônicos, carcinogênicos, mutagênicos e reprodutivos). Os estudos de toxicidade realizados demonstraram os seguintes efeitos: toxicidade subaguda (lesões em glândulas salivares), toxicidade crônica (inflamação gástrica), danos genéticos (em células sangüíneas humanas), transtornos reprodutivos (diminuição de espermatozóides em ratos e aumento da freqüência de anomalias espermáticas em coelhos), e carcinogênese (aumento da freqüência de tumores hepáticos em ratos e de câncer tireóide em ratas). Na Itália, pesquisadores das universidades de Urbino e Perugia constataram, em 2004, alterações nas células do fígado de ratos alimentados com 14% de soja transgênica na ração, o que também poderia estar relacionado aos possíveis resíduos de Roundup, tendo em vista as intensivas aplicações sobre as plantas em desenvolvimento vegetativo.
O efeito do glifosato no organismo humano é cumulativo e a intensidade da intoxicação depende do tempo de contato com o produto. Os sintomas de intoxicação previstos incluem irritações na pele e nos olhos, náuseas e tonturas, edema pulmonar, queda da pressão sangüínea, alergias, dor abdominal, perda de líquido gastrointestinal, vômito, desmaios, destruição de glóbulos vermelhos no sangue e danos no sistema renal. O herbicida pode continuar presente em alimentos num período de até dois anos após o contato com o produto e em solos por mais de três anos, dependendo do tipo de solo e clima. Como o produto possui uma alta solubilidade em água, sua degradação inicial é rápida, seguida, porém, de uma degradação lenta. Suas moléculas foram encontradas tanto em águas superficiais como subterâneas. A acumulação pode ocorrer através do contato das plantas com o herbicida (folhas, frutos) e seus efeitos mutantes podem ocorrer tanto em plantas como nos organismos dos consumidores. As plantas podem absorver o produto do solo, movendo-o e concentrando-o para partes utilizadas como alimento, com grandes variações.
Mesmo em forma de residuos o RoundUp pode causar distúrbios reprodutivos em mamíferos. Se essas conclusões podem ser generalizadas para outras espécies animais além de ratos,coelhos,etc e aos seres humanos, isso continua uma incógnita que carece de estudos. O cuidado no manuseio e na aplicação do Roundup, por parte dos agricultores, entretanto, e suas conseqüências aos seres humanos e ao meio ambiente, certamente, merecem mais atenção. Precisamos estar atentos para as nossas fontes de pesquisa,pois existem aí muitos pseudo-cientistas maravilhados com a transgenia e cegos para a realidade como um todo, que acaba trazendo um convite para participarmos de coisas absurdas como o uso do Roundup, por exemplo.
O caso é continuar se informando e saber qual tipo de produto que está sendo utilizado em sua casa e por aí, pois além de estar se defendendo como consumidor podemos dessa maneira formar opiniões certas sobre certos assuntos. No exemplo: Meio Ambiente.
Camilla Trigo.



Ps: Lembrem-se que é cada um que faz o mundo e não o mundo que faz você.
Fonte: Wikipédia e Revista Espaço Acadêmico, nº 51.