Buscar

Pessoas online

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Cop15



A ciência mostrou a grande importância na preocupação e na ação para diminuir de forma muito grande o aumento que a Terra vem sofrendo na sua temperatura com o passar do tempo. Além da temperatura da Terra subir 2°C, existirá um desequilíbrio muito grande envolvendo todo o Planeta. E mesmo com todo cuidado e planejamento a Terra estaria em estágio alarmante.
Copenhague, capital da Dinamarca, palco da 15ª Conferência da ONU sobre Mudanças do Clima (COP15) que começou dia 07 deste mês (12/2009). Essa conferência abre portas para um dos debates mais importantes do século, senão o mais importante. Os representantes de todos os países se reuniram para descutir o rumo que cada país irá tomar; conscientizando assim os líderes, mostrando o estágio que a Terra se encontra, e fazendo com que eles estipulem nromas de diminuição de emissão de gases de efeito estufa, por exemplo.

“Se esse cenário vai inspirar os representantes dos países que lá estarão a finalmente tomar as medidas necessárias para reverter uma catástrofe é algo que só se saberá ao fim do encontro, em duas semanas.De qualquer maneira, a COP15 está destinada a ocupar um lugar especial na história. As mudanças climáticas saíram definitivamente dos círculos científicos para assumir relevância política e econômica.” (GREENPEACE,2009)
Para uma otimização real em níveis de reverter de maneira considerável o aumento da temperatura no Planeta os países ricos teriam que “diminuir 40% de emissões de gases-estufa até 2020, destinar US$ 140 bilhões por ano para ações de mitigação e adaptação e transferir tecnologias limpas de geração de energia para quem não as tem”,segundo fontes do Greenpeace.
Para os países em densenvolvimento a dica é realmente se espelhar no planejamento inadequado, e no rumo, que os países ricos tomaram e estão tomando. É necessário visar um planejamento de desenvolvimento mais limpo (não digo limpo,pois na verdade não existe nada que seja 100% limpo, qua não traga nenhum dano ao meio ambiente). Mas se pensarmos em diminuir a quantidade de emissão de gases, diminuição do conssumismo, dentre outras infinitas ações já estariamos tomando um grande passo para a mudança.
Todos nós sabemos que exite uma grande preocupação de todos os países em querer se tornar uma grande potência. Só que para se tornar uma grande potência o país precisa produzir muito, e isso gera mais resíduos e emissão de gases por parte das indústrias, um exemplo facíl é os EUA. Porém, é necessáro lembrar que não adianta penssarmos mais nesse tipo de desenvolvimento,pois o futuro desse tipo de tomada de ações é o empobrecimento do mundo em geral,pois não existirá mais matérias primas -até nos países que seriam utilizados para a extração de recursos haveria escassez. Dinheiro não é tudo, o fato é todo esse. Hoje a natureza vale bem mais, pois ela representa a nossa vida.
Vale lembrar que vários manifestantes foram presos na Cop15. Houve muito tumulto e confusões. Mas também quem quer bem a Terra estava sem sombra de dúvidas muito desesperado! A Cop15 está sendo uma porta para que talvez todo mundo acorde para fatos muito reais que precisão de ações urgentes.

Ps: A mudança começa em sua casa, por isso ao invés de deixar tudo nas mãos dos governantes que tal racionar luz,água e comer menos carne? /fica a dica!

Fonte: Greenpeace BR