Buscar

Pessoas online

domingo, 27 de dezembro de 2009

Bacalhau sendo ameaçado.


O bacalhau está sendo ameaçado de extinção. Nosso amigo peixe pode ser extinto daqui a 15 anos. 70 % da população mundial do bacalhau desapareceu nos últimos 30 anos. Existe indícios de que a pesca extensiva no Mar Barents, entre a Noruega e a Rússia, foi muito superior nos últimos cinco anos do que os cientistas indicam; além de pesca ilegal e a média de idade dos peixes ser cada vez menor. Outro lugar que sentiu os impactos da pesca do bacalhau foi no Canadá, aonde nem a proibição da pesca fez com que os cardumes se recuperassem na região.

O que podemos concluir é que o homem realmente não tem limites quando o assunto é ganhar dinheiro. Eles realmente acham que vale tudo. Bem, se você quer continuar alimentando o seu cardápio do prazer comendo bacalhau pelo menos se certifique de que ele não está vindo para a sua mesa através de uma pesca ilegal. Eu só posso concluir: Ainda bem que sou vegetariana, e ... tenham consciência do que vocês comem. Pesquisem e se interessem, o mundo é de TODOS NÓS.



OBRIGADA !


Curiosidade: "Os precursores do consumo do bacalhau no mundo foram os vikings. Registros de sua pesca e utilização como alimento na região da Escandinávia datam do século VIII, quando secavam ao ar livre o tipo “Gadus morhua”, até que o peixe perdesse 1/5 de seu peso, para que fosse consumido alguns dias depois. No século seguinte, registros históricos já relatam a existência do processamento de bacalhau na Islândia e na Noruega."



Fontes: Brasilindica.com e dw-world.de

Por Camilla Trigo