Buscar

Pessoas online

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

"Alegria da montanha"


Bem, é Natal aí na porta e o ano acabando... isso significa renovação + férias ;)


Ao invés de hoje falarmos sobre coisas pesadas; sobre clima, política, e outras realidades urgentes, vamos para uma curiosidade mais saborosa .... graças ao meu namorado, que indiretamente deu a idéia para eu pesquisar o assunto, na verdade curiosidade, de hoje. Vamos falar sobre orégano. Não, você não leu errado. É orégano mesmo ! Esse blog não trata apenas de problemas ambientais e notícias, mas também de plantinhas gostosas que sugerem um tom mais 'biológico' para o blog :D


Começando que o orégano é uma palavra que tem origem grega e significa "alegria da montanha". Para os gregos, a erva tinha o poder mágico de trazer felicidade. A novidade maior é que esta erva mesmo sendo usada em pouca quantidade, apenas como tempero mesmo, pode facilitar a digestão dos alimentos. Como? Apesar da pequena quantidade, as ervas atuam realçando o sabor dos alimentos e ativando a ação das glândulas salivares, que iniciam o processo digestivo.


Cada tipo de erva apresenta em sua composição princípios ativos presentes principalmente no óleo essencial, de forma que são capazes de agir no organismo mesmo quando a planta é usada apenas como um tempero.




"O aroma ativa as células nervosas das narinas que, imediatamente, transmitem o estímulo ao nosso cérebro com uma mensagem de que “o alimento está a caminho”. O cérebro, por sua vez, passa a mensagem para as glândulas salivares, avisando-as que devem elevar a produção de saliva. O resultado é que aumenta a presença de uma enzima que ajuda a digerir os carboidratos, como batatas e massas em geral (pães, macarrão, pizzas, etc.). Outra mensagem é enviada ao estômago, para que aumente a quantidade de ácido clorídrico - principal elemento do suco gástrico. Enquanto isso, no intestino é estimulada a secreção de uma substância hormonal que ativa o pâncreas e o figado, colocando-os em alerta para o início do processo digestivo. " , segundo o blog de Lulucha.




Além disso orégano é uma das ervas que apresenta mais benefícios para o organismo, pois contem vitaminas e minerais que atuam como antioxidantes, retardando o envelhecimento.


O orégano previne alguns cânceres, diminui a dirraéia,dores abdominais, diabetes e ajuda no tratamento de úlceras. E o seu óleo foi revelado como sendo um dos mais poderosos dos anti-sépticos de origem vegetal, segundo uma pesquisa feita em 1910 por WH Martind.




Mas lembre-se que com o cozimento ele perde os benefícios terapêuticos.




Informações:




-Apresentam espécies muito aromática.


-Erva perene


-Altura de 25 a 80 cm


-Pertence à família das Labiadas


-Planta herbácea, com raízes na forma de caules subterrâneos (rizomas)


-Bastante ramificado, produz folhas pequenas, ovais e pecioladas, medindo de 1 a 5 cm.


-Flores são pequenas e apresentam cores como o púrpura, rosa, branco ou uma mistura delas


OBS:Há regiões no Brasil, entretanto, onde a planta vive vários anos sem nunca produzir flores.


O que eu posso concluir?


COMA MUITO ORÉGANO!!! :D




Fontes: saudecomciencia.com , lulu-lulucha.blogspot, gratisblogs.net , mundodastribos.com.


Resumo e pesquisa: Camilla


Em homenagem a Paulinho (L)