Buscar

Pessoas online

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Petróleo e energia eólica

Olá. Pois é, muito tempo sem postar aqui. Infelizmente, final de semestre consome qualquer universitário. Bem, vamos hoje falar um pouquinho sobre uma reportagem que recebi por e-mail de uma colega minha, Thuane, do Greenpeace. Espero que vocês gostem.

O economista chefe da Agência Internacional de Energia, Fatih Birol, afirma que a época do petróleo fácil terminou. Ele também afirma que é necessário deixarmos o petróleo antes que ele nos deixe. Pesquisas afirmam que o petróleo vai principalmente para o tanque do carro das pessoas, e a primeira medida seria diminuir o uso dos mesmos, tentando utilizar ao máximo ônibus, metrô, bicicleta... De incío parece ser difícil mudar certos hábitos, mas é necessário pensar nas melhorias que irão ocorrer.




Enquanto os recurso do petróleo são bem limitados , os recursos eólicos são muito abundantes.

"Um estudo recente, publicado na Academia Nacional de Procedimentos Científicos dos Estados Unidos, descobriu que os maiores produtores de carbono do mundo têm grande potencial de energia eólica, o suficiente para suprir suas necessidades elétricas."
O que muita gente não sabe é que uma das maiores potências globais, os EUA têm um potencial eólico enorme, 22 vezes maior que a eletricidade atual. Interessante,não? Já na China esse potencial é 15 vezes maior.

"Atualmente, a maior indústria de energia eólica está localizada na Europa, mas isso pode mudar logo. China e Japão começaram a desenvolver a produção de energia eólica em alto mar. Outro que quer entrar na briga é os Estados Unidos, o país aprovou recentemente um projeto de energia eólica em alto mar para a costa de Massachusetts, outros estados também buscam aprovação, como Delaware, New Jersey e Rhode Island."

Fonte msn verde (enviado por Thuane)
Por Camilla Trigo

terça-feira, 4 de maio de 2010

A Mancha

     Já com 200km, a mancha de petróelo que se espalha pelo Golfo do México e Estados Unidos triplicou. Isso é o que afirma os cientistas. Isso pode se tornar um dos maiores desastres da história dos EUA, o vazamento já atingiu a costa da Louisiana, e ameaça a exploração de peixes e camarões na região.


"Há óleo suficiente lá fora, é lógico que ele irá atingir a costa", disse o almirante Thad Allen, em uma teleconferência com jornalistas. "A questão é onde e quando."
     A mancha ainda não afetou pontos vitais do rio Mississipi e a portos da Costa do Golfo.


Segundo a Guarda Costeira norte-americana, é "impossível" estimar a quantidade exata de óleo que vazou no oceano e que o acidente causará "um montante extraordinário de problemas".
     Os EUA coloca pressão na BP, petrolífera britânica responsável pelo desastre. Acredita-se que o equivalente a até 5 mil barris de petróleo estejam vazando para o mar a cada dia.




Resumo referido á : O caso da recente explosão seguida de vazamento da plataforma de petróleo Deepwater Horizon, no Golfo do México, ocorrida no último dia 20, que expõe as sérias deficiências do modelo petrolífero do qual somos dependentes.  (matéria completa)


por camilla
fonte G1 e Greenpeace
e desculpe a demora para postar algo.

___________________________________________________________
acompanhar a gente pelo twitter? pode.
mandar e-mail com sugestões? pode
entrar em nossa comunidade? pode.
é só clicar nos links logo no início do blog a aproveitar :D