Buscar

Pessoas online

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Evento - Greenpeace

Para quem mora em Salvador e regiões vizinhas, no dia 01/05, este sábado, o Greenpeace estará comandando uma ação de limpeza nas praias. Será na Paria de Ondina, lá pelo Speed Lanches. Para quem quiser conferir é só aparecer. A ação começa ás 9h30. Conto com vocês.

(estou sumida pois final de semestre é correria)

por Camilla

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Dia da TERRA !!

Olá, ontem eu não tive condições realmente de postar algo aqui. Ontem, como quase todo mundo sabe foi o dia da Terra, por isso vamos falar um pouquinho só sobre esse assunto.



 "O Dia da Terra foi criado em 1970 quando o Senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacionalcontra a poluição. É festejado em 22 de abril e a partir de 1990, outros países passaram a celebrar a data."


Como todos sabem, não se tem muito o que comemorar se analizarmos os processos que a terra vem passando. É um grande absurdo tudo que estamos euxarindo, temos que nos conscientizar da importaância das condições ambientais para a sobrevivência. Temos que respeitar nossa fauna e flora, deixar de poluir como estamos poluindo, gartar menos água e luz... são essas mudanças 'pequenas' no nosso pensamento e dia-a-dia que fazem o planeta melhor para se viver.


Mas VIVA A TERRA ! VIVA A VIDA ! VIVA AO RESPEITO!


Tive que ser muito breve pois, infelizmente, estou sem tempo.

por camilla
fonte ambientebrasil

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Dia do Índio

Bem, hoje é 19/04 ... Dia do Índio.
Para quem não sabe essa data foi criada em 1943 pelo Presidente Getúlio Vargas, através de um decreto. Voltando a 1940: Houve uma reunião (Primeiro Encontro Indigenista Interamericano, realizado no México) que reuniu vários líderes, e os índios não compareceram ao primeiro dia do congresso, mas isso já era de se esperar, já que os mesmos estavam muito temerosos devido ao sofrimento que vinham passando pelo "homens brancos".

"No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio."

Nesse dia ocorrem vários eventos dedicados a valorização da cultura indígena, tanto nas cidades como um todo, como nas escolas. È muito importante esse dia para a reflexão da preservação da cultura indígena e do respeito aos índios, lembrando que eles foram os primeiros habitantes do nosso país e foram muito humilhados (humilhados ainda é uma palavra fraca para descrever) pelos colonizadores, os portugueses.



Deviamos nos espelhar nos índios. Um povo de garra, força... e que além de tudo se apoia de forma respeitosa na natureza. Os índios são um exemplo.




VIVA AO ÍNDIO E ÀS SUAS RAÍZES !

fonte sua pesquisa.com
por Camilla

__________________________________________________________________
quer nos seguir pelo twitter, nos mandar e-mail com sugestões ou participar da nossa comunidade ?
acesse os links no início do blog !!!!
Bom dia :)

Vou ter que deixar a "Semana de Energias" mais adiante, pois o tempo não tem deixado eu terminar as minhas pesquisas. Afinal, não quero postar quaisquer informações. Então, acho melhor nesse tempo ir postande coisinhas legais, como notícias e curiosidades, enquanto o tempo para falarmos de energia não vem. Ok ? Peço desculpas, realmente, por ter ficado esse tempo sem postar mas estava sem internet devido as fortes chuvas em Salvador e Lauro de Freitas. Um abraço. Att, Camilla.

domingo, 11 de abril de 2010

Olá,
       Como eu, com a minha linda memória, havia esquecido os nomes dos profissionais que estavam no debate pesquisei e aqui está: O professor Bernardo Carvalho coordenou a debate. Estavão presentes Diego Frias, cientista nuclear, Maria Betânia Figueiredo Silva, representante do Ministério Público e José Augusto Saraiva, representante do grupo Ambientalista Gérmen e LIGAMBIENTE.

sábado, 10 de abril de 2010

Energia Nuclear (debate do dia 09/04)

    Ontem, 09/04, como eu havia dito foi o debate sobre Energia nuclear na Bahia. Como a maioria, ou até todos, sabem está em vista a implantação de uma usina nuclear aqui na Bahia, no interior (materia mais explicativa sobre isso aqui ) e bucando tornar os alunos mais informados sobre os assuntos e mais polêmicos na atualidade a Universidade Jorge Amado, em Salavdor -BA, promoveu este debate. Estando presente um físico, uma representante do IMA e um representante de uma das ongs mais efetivas e antigas da Bahia (me perdoem não especificar,mas minha falta de memória é constante) o debate, vale ressaltar, foi magnífico.


Comentamos sobre a energia eólica, que poderia ser mais estudada e ser colocada em maior uso do que a nuclear. Foi comentado que este tipo de energia já está aprovada para ser usada em maior escala no país nas regiões litorâneas, obviamente. E que fique claro: Não é a força dos ventos que impulsiona uma geração melhor de energia eólica, mas sim a sua constância e leveza (pois é, isso eu não sabia).
   Sobre os problemas geopolíticos/de armas gerados a partir do uso das nucleares eu ressaltei no debate a frase de de Robert, um físico que estava no prjeto das primeiras bombas nucleares; ele diz: "Não existe uma energia nuclear do bem, ou uma energia nuclear do mal. Todas provem da mesma fonte." (Lembrei também que as primeiras usinas não foram feitas para a geração de energia, mas para a fabricação das primeiras bombas nucleares a partir do plutônio) E o que mais me impressiona é que o governo não fala tanto das nucleares, por que esconder tanto os planos? E por que os planos econômicos de quanto será necessario para se instalar e manter uma usina nunca são certos, uma vez que se escondem vários fatores financeiros, como o custo do transporte, por exemplo?
   Para quem defende as nucleares como energia limpas devem dar uma olhadinha no quanto se gasta de transporte para o urânio, por exemplo. Embora o lixo nuclear seja realtivamente muito baixo comparado com outras formas de geração de energia, existe O grande risco radioativo. (Relembre o caso do Césio em Goiânia) As águas utilizadas nos reatores voltam para os rios, o caso é que elas podem atingir até 60°C , isso pode comprometer muito a biodiversidade nos rios. Se a energia nuclear estivesse sendo tão boa países como a Suécia não estariam pensando em abandoná-la, e além disso quem lembra que ano passado em apenas um mês a França, "exemplo em nuclear", teve dois problemas de contaminação, em apenas um mês. Então será que a segurança realmente melhorou após catástrofes nucleares que, idependente de serem ocasionadas pelo homem, geraram mortes e doenças em escalas absurdas?




   Enfim, não quero dizer com isso que estou muito conformada com as termoelétricas, as hidréletricas... e afins. Mas precisamos pesquisar mais, colocar nosso foco em energias mais sustentáveis, e além de tudo economizar energia, pois é sempre melhor previnir do que remediar. A energia move o mundo, sem ela tudo para então vamos formar mais pesquisadores nessa área, vamos avançar nas tecnologias menos sujas e nos tornar mais sustentáveis. Afinal quem vai devolver as camadas do solo após a extração do urânio ou as vidas perdidas após uma catástrofe nuclear como Chernobyl?



E que tal agora fazermos uma Semana das Energias? Cada dia uma energia diferente, falaremos dos pontos fortes, fracos, novidades em cada área...  Então é isso. Obrigada e até o primeiro post da Semana das Energias :D

Por Camilla


sexta-feira, 9 de abril de 2010

Debate sobre energia nuclear - Unijorge

Hoje, 09/04, foi realizado na Universidade Jorge Amado um debate sobre a Energia nuclear na Bahia. Foi muito bom viver essa experiência. Foram abordadas muitas questões, desde a necessidade de energia em um âmbito mundial até os problemas ocasionados pela enrgia nuclear. Como Salvador ficou literalmente dentro d'água pela grande chuva houve queda de energia, e eu fui "comtemplada" com 30h sem a mesma, então tendo que resolver meus projetos e etc. só poderei postar amanhã com mais calma coisas, provavelmente, relacionadas ao debate. Peço desculpas por ter deixado esses dias sem qualquer post, mas irei retornar amanhã falando de coisinhas bem legais e interessantes. Obrigada. Camilla Trigo.