Buscar

Pessoas online

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Glifosato e a agricultura.

Hoje uma matéria mais científica. Um herbicida, considerado o mais a principal descoberta da história recente da indústria de agrotóxicos, chamado de glifosato forçam produtores de grãos das três Américas a reverem suas práticas. Ervas que disputam energia com a soja e o milho estão muito resistentes ao glifosato, assim anulando as vantagens dos ‘produtos’.





“O controle de plantas como buva, azevém, amendoim bravo (leiteira) e capim amargoso – que estão se tornando mais fortes que o glifosato em lavouras brasileiras exige participação direta do produtor. Se afetado, ele precisa mudar de cultura, reorganizar a sequência de plantios ou tentar abafar as ervas daninhas no inverno com o plantio de gramíneas. O último recurso é voltar à época da foice e da enxada. Já existem áreas em que só trabalho manual detém as invasoras.”

Pelo menos enquanto países como Estados Unidos e Argentina tentam alertar agricultores, cooperativas e técnicos, o Brasil começa a enfrentar o problema com uma vantagem: a diversidade produtiva. O caso é que para o cultivo de até três safras por ano é necessário o uso de diferentes produtos e sementes, o que ajuda a rebater a resistência aos agrotóxicos, mas mesmo assim uma boa parte das regiões brasileiras é suscetível ao problema e a aplicação descontrolada de agroquímicos.



“No Brasil, o principal desafio na guerra contra o novo problema é vencer a buva. A planta saiu do barranco para o meio da lavoura e, imbatível, infestou regiões agrícolas inteiras em menos de cinco anos, incluindo Sudoeste, Oeste, Noroeste e Norte do Paraná. Perto de 40% da área de soja do estado foi infestada, avalia a Embrapa.



Segundo pesquisa da instituição, uma única planta produz perto de 70 mil sementes. Há relatos de até 200 mil sementes. E dois pés de buva por metro quadrado são suficientes para provocar perda de até 30% na produção de soja, afirma Fernando Adegas, pesquisador da Embrapa Soja, de Londrina.”

É. Cuidado com a Buva O_ó

Pesquisa, resumo, foto, postagem, revisão e tudo mais: Camilla Trigo.
Fonte: Revista DAE
________________________________________________


Lembrem-se de nos seguir no twitter @tonsdeverdeneon






e se quiser nos escreva um e-mail para dúvidas, sugestões, dicas, críticas... tonsdeverdeneon@hotmail.com


E não se esqueça da nossa comunidade no Orkut 'Tons de Verde Neon'