Buscar

Pessoas online

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Cientista acredita que negociações para o clima serão uma catástrofe.



“Espero que as pessoas não aceitem isso como sendo o caminho certo, porque é uma catástrofe completa”. Isto foi o que disse James Hansen, diretor do Instituto Goddard de Estudos Espaciais da NASA. Segundo ele tudo poderá funcionar pior do que o Protocolo de Kyoto.
De acordo com o cientista não existe forma das mudanças climáticas 'serem governadas' por políticos finjindo estipularem compromissos. “Não cabem compromissos nesses tipos de assuntos. Não dá para dizer apenas: vamos reduzir a escravidão, portanto vamos nos comprometer em reduzi-la em 50% ou 40%.", exemplificou Hansen. Para ele faltam líderes com capacidade de encarar os problemas e dizer o que realmente precisa ser feito.
O mercado de caborno é um outro ponto condenado pelo mesmo. Ele acredita que o mercado de caborno é como a igreja católica na idade média, quando os bispos coletavam do povo dinheiro para em troca perdoarem os pecados. “É exatamente isso que está acontecendo. Temos os países desenvolvidos, que querem deixar as coisas como estão, e as nações em desenvolvimento, que querem dinheiro e podem obtê-lo por meio do mercado de carbono”, aponta ele.
Mesmo sendo bastante controverso no ponto de vista, Hansen conclui sendo otimista. Ele diz que não é porque as coisas estão dificeis que é necessário deixarmos de acreditar em uma melhora e acima de tudo deixar de agir.
Estaria o cientista realmente certo? Apesar de fazer todo sentido melhor acreditarmos na Cop15 que está acontecendo. Mesmo que seja difícil é preciso cobrar dos líderes políticos, e como eu sempre digo: A mudança começa em casa, não demore para agir.
Camilla Trigo.
Fonte: Revista eletrônica DAE