Buscar

Pessoas online

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Uma lição ambiental da Ilha de Páscoa

Por mais que seja triste, e aparentemente surreal, essa história é bem real e ilustra de forma abrangente, e ao mês mo tempo resumida, os caminhos de ações “insustentáveis”!


A Ilha de Páscoa é um local pequeno e isolado no Pacífico Sul. Os polinésios utilizaram canoas para poder colonizar o local (isso faz mais de 2900 anos). Para lá eles levaram porcos, galinhas, cães, ratos, raízes de taro, inhame, bananas e cana-de-açúcar.

Lá era um local paradisíaco, intocável, com solos férteis, florestas densas, muita diversidade. Com o tempo a civilização foi baseada em dois tipos de árvores, as palmeiras gigantes e a hauhau, que é a tília glabra. As florestas foram derrubadas pouco a pouco para suprir as “necessidades” da civilização da Ilha de Páscoa, para construir abrigos, fabricar cordas, dentre outros. Tendo uma vida boa e confortável a população se expandiu absurdamente em pouco tempo, assim, a utilização das árvores e do solo se deram bem mais rapidamente. Começando a haver certos problemas de insuficiência de recursos, os líderes de cada clã começaram a invocar seus deuses, orientando as pessoas a cortarem mais árvore para esculpir estátuas. Assim, o resto de florestas existentes se extinguiram mais rapidamente. Desta forma não era mais possível pescar os peixes em alto mar , pois não tinha mais como fazer canoas, não se podia nem escapar da Ilha sem barcos resistentes. As fontes e os córregos secaram,os solos sofreram erosão, as colheitas vieram a não vingar. Desta forma, uma grande crise se estabeleceu na Ilha de Páscoa. Os clãs começaram a brigar entre si pela luta de mais suprimentos, os quais estavam já quase esgotados. O final disso foi a luta entre clãs para que uns comecem os outros. Exatamente! Canibalismo.

Exploradores Holandeses chegaram à Ilha no dia de Páscoa, em 1722, talvez mil anos depois dos primeiros polinésios. Eles acharam cerca de 2 mil polinésios famintos vivendo em cavernas em campos com poucos arbustos.

Essa história ilustra o que pode ocorrer com o Planeta Terra caso nada seja revisto e feito, o que é o mais importante. A Ilha de Páscoa serve-nos como uma ilustração científica. Assim, é bom estarmos sempre alertas para o caminho que todos nós estamos escolhendo seguir.

Fonte: Livro Ciência Ambiental, de Tyler Miller.
Pois é, eu sei. M-e-s-e-s sem postar aqui! D:
Tudo foi acontecendo: o final do semestre se juntou com o início do ano, daí já viu.
Mas agora quero voltar com o gás todo. Não consigo viver sem esse blog daqui!
Então vou postar aqui um resumo que fiz para atualizar esse blog geral!
Abraços ecológicos e já volto.