Buscar

Pessoas online

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Duas de cinqüenta e uma

O Relatório do Meio Ambiente não mente: O Brasil só cumpriu duas das cinqüenta e uma metas nacionais de biodiversidade. Esse relatório foi preparado para a décima edição da Conferência das Partes sobre Biodiversidade (COP-10). Essas metas foram: Redução de 25% do número de focos de incêndio em cada bioma e catalogação de todas as espécies brasileiras da fauna e da flora conhecidas.



“O relatório informa que outras quatro metas foram cumpridas parcialmente: conservação de pelo menos 30% do bioma Amazônia (chegou a 27%); aumento dos investimentos em estudos para o uso sustentável da biodiversidade; aumento no número de patentes geradas a partir de componentes da biodiversidade; e redução de 75% na taxa de desmatamento na Amazônia.” , segundo O ESTADÃO.

Pois é, ainda existe muito o que se mudar.

por camilla trigo
fonte o estadão

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Mais de um quinto das espécies de plantas do mundo estão hoje sob ameaça de extinção.

Mais de um quinto das espécies de plantas do mundo estão hoje sob ameaça de extinção. Isso foi o que apontou um estudo feito por pesquisadores do Jardim Botânico Real, na Inglaterra.
A pesquisa mostrou que o dematamento e a agricultura que vêm contribuindo como as principais causas das ameaças a mais de 380 mil espécies do mundo. E as florestas Tropicais estão na frente como as mais ameaçadas.

“No mundo, a cada dois segundos, uma área de florestas do tamanho de um campo de futebol desaparece. O desmatamento é a causa de um quinto das emissões de gases de efeito estufa globais, mais do que todos os carros, aviões e trens do mundo somados”, disse Christoph Thies, coordenador da Campanha de Florestas.

Isso mostra mais uma vez o grande descaso existente com a biodiversidade do nosso planeta. É muito bom lembrar que estamos exaurindo nossas verdadeiras riquezas em troca de uma coisa que no futuro não iremos comer: dinheiro. É necessário um equílibrio, por parte das empresas e do capitalismo atual para com o meio ambiente, além de profissionais aptos na áera ambiental para solucionar problemas cada dia mais preocupantes. E o mais importante: Um governo preocupado com o futuro do nosso país, e além disso: do futuro mundial.

Por Camilla Trigo
Fonte Greenpeace Brasil